Labor Clínico - Laborat?rios de An?lises Cl?nicas

Dúvidas

  • O resultado de DNA para comprovar a paternidade é seguro e confiável?

    Sim. Para que se tenha um resultado confiável, é preciso em primeiro lugar escolher um laboratório com procedimentos rigorosos de cadastramento e coleta, apresentando também em seu nome ética e seriedade. Pois a realização técnica do exame apresenta em seu resultado um índice de confiabilidade em torno de 99,98%.

  • O exame de HIV é seguro?

    Sim. Nos casos em que um paciente entrou em contato de risco é aconselhável a realização desse exame. Apresentado um resultado NÃO REAGENTE, é recomendado repetir esse exame em 3 meses para confirmar o resultado negativo. Essa situação ocorre porque a resposta imunológica pode variar entre as pessoas para produzir os anticorpos que são detectados no exame.

  • A ingestão de bebida alcoólica altera algum exame?

    Sim. É recomendado ficar 48 horas em abstinência para realizar a coleta de sangue. Isto porque o álcool presente tanto na bebida destilada como na fermentada é altamente calórico, assim eleva os níveis de triglicerideos e glicose no sangue gerando resultados falsamente elevados.

  • Algum exame pode apresentar variação no seu resultado, mesmo estando em jejum?

    Qualquer exame pode apresentar variações de resultado em amostras colhidas em dias diferentes. Mas essas variações, que podem ser fisiológicas (de cada pessoa) ou técnicas (laboratório), normalmente não geram diferenças que mudem a condição clínica do paciente. Então são variações que devem ser desconsideradas. Particularmente existe um exame que apresenta grande variabilidade fisiológica, o triglicerídeo. Para que se tenha um resultado coerente é necessário além das 12 horas de jejum, manter uma dieta balanceada nos dias que antecedem a coleta.

  • É necessário realizar higiene pessoal para a coleta de urina?

    Sim. A boa higiene na área genital antes da coleta é de extrema importância para que se tenha um resultado confiável do exame. Esta higiene se faz necessária tanto para o homem como na mulher, reforçando essa higiene nas mulheres, por apresentar uma anatomia que favorece a contaminação da amostra.

  • Para a coleta de urina é necessário estar em jejum?

    Não. Para a coleta do parcial de urina, é recomendada a coleta da 1º urina da manhã. Mas em casos que não é possível a coleta da 1º urina, pode-se optar por uma amostra de qualquer horário do dia, respeitando o tempo de 2-4 horas de retenção urinária.

Lembretes:

  • Não se deve fumar nas horas que antecedem a coleta de sangue.

  • Esforço físico.

    Para alguns exames o esforço físico antes da coleta de sangue pode apresentar falsos resultados. Desde uma caminhada matinal até um esforço físico intenso faz com que o corpo aumente o seu metabolismo e altere vários elementos químicos que são detectados num exame de rotina, como por exemplo, a glicose, uréia, cpk, potássio, hemograma entre outros.

  • O medo da agulha e a dor da coleta

    A coleta de sangue certamente não é uma situação agradável. Muitas vezes o medo da agulha é maior que a dor da picada, pois é um processo muito rápido. Mas cada pessoa tem um tipo de sensibilidade á dor que deve ser respeitada.

  • Hematomas

    É a conhecida mancha roxa que fica no local após a coleta de sangue. A formação desta mancha roxa pode ser ocasionada por uma coleta difícil, veias muito finas, o uso de medicamentos que alteram a coagulação sanguínea, não pressionar a gaze de algodão por tempo suficiente ou fazer esforço físico após a coleta. Ocorrido o hematoma, coloque uma compressa quente no local da coleta que em poucos dias desaparece a mancha roxa.

  • Urina de 24horas

    Muito usado para identificar hormônios e outras substâncias presentes na urina, esse tipo de exame precisa de especial atenção, uma vez que qualquer erro na coleta provoca erro no resultado. O primeiro passo é colher a urina sempre em frascos fornecidos pelo Laboratório. Despreze a primeira urina da manhã, marque bem a hora em que isso aconteceu e passe a colher as seguintes do dia e a noite, se tiver. Colha a primeira urina do dia seguinte, na mesma hora em que desprezou a primeira do dia anterior. O material todo pode ser armazenado num mesmo frasco, mas é fundamental que seja colhido o volume integral de cada micção e não apenas parte. Perder uma micção nesse intervalo de tempo também acarreta erros nos resultados das dosagens.

*Lembre-se de sempre trazer consigo um documento de identificação, e quando surgir alguma dúvida entre em contato com os atendentes do laboratório.

Dúvidas

O Labor Clínico responde suas principais dúvidas

Instruções de Coleta

As principais informações para coleta de exames

Menu de Exames

Relação dos exames mais solicitados

Copyright © 2019 - Labor Clínico - ?rea Local